O crescimento da energia fotovoltaica

 

TAXA DE CRESCIMENTO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

A belíssima e memorável canção de Wilson Simonal, País Tropical (1970) além de ser um hit inesquecível e atravessar gerações, mostrando os encantos e belezas de se morar no Brasil, traz à tona uma outra importantíssima questão: a de que essa “tropicalidade” está sendo subaproveitada, e o que o enorme potencial de energia fotovoltaica do país está sendo desperdiçado. Ou pelo menos é o panorama que se tinha até o ano passado.

Isso se deve ao fato de que, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração de energia solar fotovoltaica no Brasil, atingirá, até o final de 2017, o incrível crescimento de 325% em relação à capacidade atual, que gira em torno de 235 Megawatts (MW) de capacidade instalada.

Essa estimativa arrojada feita pelo setor de gerar 1000 MW de capacidade instalada até o final do ano, colocará o Brasil entre os 30 principais geradores de energia fotovoltaica no mundo, mas com planos e a expectativa de estar no top 5 em 2030.

Para tal avanço, é indispensável que tenhamos campanhas de conscientização promovidas pelo poder público, assim como maiores investimentos e a necessidade de se criar linhas de créditos subsidiadas, para que assim, possa-se expandir – entre governantes e cidadãos – os benefícios dessa fonte energética.

Portanto, um melhor aproveitamento da “tropicalidade”, ou seja, do potencial de energia solar do Brasil, é fundamental, não só para alcançar os ousados objetivos do setor, mas também uma enorme contribuição na geração de emprego e renda para os brasileiros.

Somando-se a isso, essa matriz energética oferece ainda uma importante contribuição na luta contra as mudanças climáticas, na qual todos tem papel essencial a desempenhar. Sendo assim, por que não começar por nossos próprios telhados?

Powered by TROTTYZONE.
© Copyright 2013 Astro Solar - Painéis Solares Fotovoltáicos - Todos os direitos reservados.